sexta-feira, 13 de julho de 2012

Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe realizam plenária Inter-territorial sobre empreendimentos solidários

Levando em consideração que 2012 foi considerado pela Organização das Nações Unidas – ONU o ano internacional do cooperativismo, cerca de cem pessoas de diversas organizações de empreendimentos solidários e poder público dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe participaram nesta quinta-feira, 12, da Plenária Inter-territorial de economia solidária. A atividade aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité e contou com a participação de dezenove municípios dos dois territórios que debateram temas voltados para o desenvolvimento territorial, finanças solidárias, acesso ao crédito, relações sociais de gênero e mercado.
O objetivo do encontro foi para discutir e aprofundar as políticas da economia solidária, sua importância econômica e social na região bem como eleger os delegados que irão participar da plenária estadual marcada para o mês de outubro, com data a confirmar. Ao todo foram eleitos 15 delegados, sendo 9 dos empreendimentos solidários, 2 do poder público e 3 de assessoria.
“Este é um momento importante para o território, pois visa o desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e renda fortalecendo e mostrando que a economia solidária existe, não só esta economia capitalista”, avalia Gisleide Carneiro, coordenadora do Subprograma de Agroindústria e Comercialização do MOC.
Apresentação dos resultados dos trabalhos de grupo
Para a Maria Luzia do Carmo, presidenta da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidários de Coité – COOAFES e uma das delegadas eleita, o evento superou as expectativas pelo fato da participação efetiva de trinta e sete empreendimentos solidários como também por ter conseguido alcançar o que estava proposto.
A plenária foi organizada por um grupo de entidades formado pelo Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira e da Bacia do Jacuípe (Codes), Movimento de Organização Comunitária (MOC), Agência Regional de Comercialização do Sertão da Bahia (Arco-Sertão) e União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária - Ba (Unicafes).
Asom - SINTRAF/fotos MOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário