Francisco de Assis |
...que os pequenos coiteenses aprendam logo cedo a ler, escrever, contar e principalmente pensar.
Recente pesquisa realizada pela FIRJAN mostra a educação de Coité muito atrás de municípios menores como Valente, Ichu e São Domingos. Isso é preocupante. No IDEB, a nota da nossa maior pública municipal, a João Paulo Fragoso, foi 1,5. Isso é trágico. Tanto quanto a saúde, a educação precisa estar no centro do debate político em nosso município.
É equívoco atribuir-se o mau desempenho escolar dos coiteenses à formação dos nossos professores. Eles, sem dúvida, são os mais bem formados de toda a região. Afinal, Coité possui uma universidade pública há 20 anos, sem contar as particulares e os coiteenses que estudam fora.
Dessa forma, só posso atribuir essa situação à falta de organização administrativa do governo municipal, já que a verba federal chega religiosamente todos os meses e em números muito superiores aos das cidades já citadas e melhor colocadas que a nossa Coité. Uma prova disto é a insistência no uso das classes multisseriadas (salas com alunos de séries diferentes dividindo o mesmo programa), onde é impossível haver qualidade de ensino. Também não se pode exigir muito dos profissionais de apoio, como merendeiras e zeladoras, que ganham menos que um salário mínimo por mês. Os professores também têm seus problemas: INSS descontado do salário e não recolhido aos cofres da previdência, licenças prêmios vencidas, estrutura precária das escolas, transporte escolar deficiente, os próprios salários ainda tão baixos a ponto de obrigar alguns a trabalharem 60 horas semanais.
O quadro é desolador, mas tem solução. Um plano de ação e de metas, feito conjuntamente por governo e professores, com um diagnóstico correto da situação, seguido de melhorias nas condições físicas e de acesso às escolas, regularização de todas as pendências trabalhistas, permanente valorização dos profissionais, planejamento pedagógico executado de forma eficiente, com o fim das aulas vagas, fim das turmas multisseriadas e implantação da escola integral. Essas ações combinadas vão propiciar que os pequenos coiteenses aprendam logo cedo a ler, escrever, contar e principalmente pensar.
Por: Francisco de Assis
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