Percebendo as dificuldades enfrentadas pela juventude da região Sisaleira da Bahia no que se refere ao acesso á projetos por meio de Editais Públicos a Secretaria de Políticas para a Juventude da Fundação de Apoio aos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Região Sisaleira e Semi-árido Baiano – FATRES em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP Flor da Caatinga realizaram entre os dias 22, 23 e 24 de fevereiro uma Oficina de Elaboração de Projetos. A atividade aconteceu no Centro de formação da entidade no município de Valente e contou com cerca de 25 jovens representantes de Secretarias e Coletivos de jovens dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares dos municípios de Conceição do Coité, Araci, Retirolândia, Valente, Queimadas, São Domingos, Santaluz, Candeal, Nordestina e Cansanção. Tendo como facilitador o técnico agrícola Divanildo Almeida os jovens participaram ativamente dos trabalhos de grupos e das discurções e puderam aprender na pratica as técnicas básicas de elaboração de projetos.
“Foi um momento muito importante para a juventude do Território do Sisal, pois nós tivemos nesta oficina a oportunidade de ter o conhecimento acerca do que é elaboração de projetos, sobretudo que hoje algumas políticas só conseguimos ter acesso através de projetos que são liberados por meio de editais, e nós jovens temos que estar preparados e preparadas para este desafio”. Ressaltou Rosânia Trabuco, Secretaria de Juventude da FATRES.
Durante a oficina foi iniciada pelos jovens a elaboração de um projeto a nível territorial onde visam a implantação de três Unidades Produtivas, Demonstrativas e Coletivas – UPDC em três municípios da região Sisaleira e para dar segmento ao processo de elaboração ficou pré-definida uma agenda para realização de encontros de monitoramento.
Divanildo Almeida técnico agrícola, já percebe frutos deste trabalho e fala de suas expectativas. “Eu acredito que este projeto vai ser uns dos melhores por que há uma consulta direta com os protagonistas da história, pois o que os jovens conseguiram montar nesta atividade já é algo inovador, feito por eles e para eles”. Afirma o técnico.
Essa materia vem para reforçar o compromisso do vereador Edvaldo para com a juventude da região e territorio do sisal.
ResponderExcluirRessaltando aínda a parceria importante da Arco Sertão, fundação Apaeb, e da Flor da Caatinga.
A vcs nosso muito obrigada.
Rosânia sec. Juventude FATRES