sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Secretaria de Jovens da FATRES realiza Oficina de Elaboração de Projetos.

Percebendo as dificuldades enfrentadas pela juventude da região Sisaleira da Bahia no que se refere ao acesso á projetos por meio de Editais Públicos a Secretaria de Políticas para a Juventude da Fundação de Apoio aos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Região Sisaleira e Semi-árido Baiano – FATRES em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP Flor da Caatinga realizaram entre os dias 22, 23 e 24 de fevereiro uma Oficina de Elaboração de Projetos. A atividade aconteceu no Centro de formação da entidade no município de Valente e contou com cerca de 25 jovens representantes de Secretarias e Coletivos de jovens dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares dos municípios de Conceição do Coité, Araci, Retirolândia, Valente, Queimadas, São Domingos, Santaluz, Candeal, Nordestina e Cansanção. Tendo como facilitador o técnico agrícola Divanildo Almeida os jovens participaram ativamente dos trabalhos de grupos e das discurções e puderam aprender na pratica as técnicas básicas de elaboração de projetos.
“Foi um momento muito importante para a juventude do Território do Sisal, pois nós tivemos nesta oficina a oportunidade de ter o conhecimento acerca do que é elaboração de projetos, sobretudo que hoje algumas políticas só conseguimos ter acesso através de projetos que são liberados por meio de editais, e nós jovens temos que estar preparados e preparadas para este desafio”. Ressaltou Rosânia Trabuco, Secretaria de Juventude da FATRES.
Durante a oficina foi iniciada pelos jovens a elaboração de um projeto a nível territorial onde visam a implantação de três Unidades Produtivas, Demonstrativas e Coletivas – UPDC em três municípios da região Sisaleira e para dar segmento ao processo de elaboração ficou pré-definida uma agenda para realização de encontros de monitoramento. 
Divanildo Almeida técnico agrícola, já percebe frutos deste trabalho e fala de suas expectativas. “Eu acredito que este projeto vai ser uns dos melhores por que há uma consulta direta com os protagonistas da história, pois o que os jovens conseguiram montar nesta atividade já é algo inovador, feito por eles e para eles”. Afirma o técnico.



Um comentário:

  1. Essa materia vem para reforçar o compromisso do vereador Edvaldo para com a juventude da região e territorio do sisal.
    Ressaltando aínda a parceria importante da Arco Sertão, fundação Apaeb, e da Flor da Caatinga.
    A vcs nosso muito obrigada.
    Rosânia sec. Juventude FATRES

    ResponderExcluir