quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Edital de Convocação Assembléia Geral Ordinária - CODES Sisal

CONSELHO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTAVEL
DA REGIÃO SISALEIRA DO ESTADO DA BAHIA

Edital de Convocação Assembléia Geral Ordinária A Presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia – CODES Sisal, Sra. Gilca da Silva Carneiro Moraes, dando cumprimento ao Estatuto Social do referido Conselho, no CAPITULO IV, Art. 14º e seus respectivos incisos, Convoca todas as Entidades Filiadas a participarem da Assembléia Geral Ordinária a realiza–se no dia 01 de Março de 2012, ás 09h00min, na Sede da FATRES, localizada na Rua Pedro Manoel da Cunha, nº 61, Bairro Dionísio Mota, Valente Bahia, com a seguinte ordem do dia:
1. Prestação de Contas;
2. Avaliação da Instituição;
3. Planejamento Institucional para 2012;
4. O que ocorrer.

Valente – BAHIA, 15 de Fevereiro de 2012.


Gilca da Silva Carneiro Morais Presidente CODES Sisal



CNPJ 05.654.243/0001 - 67
Rua Pedro Manoel da Cunha, 61 – Dionísio Mota
48890-000 – Valente – Bahia
Telefax ( 075 ) 3263 2369
e-mail: codes.sisal@ibest.com.br e codessisal@yahoo.com.br

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Campanha nacional contra exploração sexual a crianças e adolescentes é lançada em Salvador
O secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, declarou que o número de denúncias de exploração a crianças e adolescentes na Bahia saltou de 900, em 2010, para 1.860, em 2011.
Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
O lançamento da Campanha de Mobilização Nacional pelo Combate à Exploração Sexual a Crianças e Adolescentes Durante o Carnaval 2012, com o slogan Liga da Proteção – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, aconteceu nesta quinta-feira (16), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia. Durante o lançamento, crianças do Grupo Balé Florita, de Itapuã, da comunidade da Baixa do Soronha, apresentaram um número de dança.
Entre as ações da campanha, está a distribuição de materiais de divulgação em 19 estados. Na Bahia, serão distribuídos 500 camisetas, 1.500 máscaras de papel, mil viseiras, 40 mochilas, banners, cartazes, adesivos. A mobilização será realizada em blocos carnavalescos, aeroportos, rede hoteleira, bares, restaurantes, rodoviárias e estradas.
Além de Salvador, os materiais de divulgação serão enviados para as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Vitória, Belo Horizonte, Natal, João Pessoa, Boa Vista, Campo Grande, Rio Branco, Goiânia, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Manaus, Fortaleza e Belém.
Participaram do evento as ministras Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), e Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, além da primeira dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, e outras autoridades.
Maria do Rosário disse que Salvador foi escolhida “pela receptividade desse povo que está atento para enfrentar a exploração sexual a crianças e adolescentes. O governo da Bahia está participando conosco no lançamento da campanha nacional”. Para ela, Salvador é um ícone do Carnaval brasileiro e a campanha, sendo lançada na capital baiana e nesta época, terá projeção mundial.
“Podemos estar juntos e mais fortes. Quem perceber uma criança brasileira sendo explorada pode telefonar para o Disque 100, a ligação é gratuita, ou procurar o Conselho Tutelar”, informou a ministra.
O governador Jaques Wagner, que compareceu ao evento, mas precisou sair antes do início, falou sobre a importância do lançamento da campanha em Salvador. “É um orgulho receber as ministras Maria do Rosário e Luiza Bairros para lançar essa campanha aqui, onde é realizado o maior Carnaval do país. A preocupação é que, nessa época, se acentua a exploração a crianças e adolescentes. Então, o alerta é dado desde a chegada dos turistas”.
Ainda segundo o governador, para atuar na prevenção da exploração a crianças e adolescentes, existe também uma parceria entre as polícias Militar e Civil e o Ministério Público. “Esta é mais uma mensagem de paz para o Carnaval da Bahia. Quem está vindo para cá, que venha brincar, mas respeite nossas crianças e nossos adolescentes”.
 Número de denúncias aumentou – O secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, declarou que o número de denúncias de exploração a crianças e adolescentes na Bahia saltou de 900, em 2010, para 1.860, em 2011. “Isso é o resultado de um trabalho continuado de conscientização que o governo da Bahia vem fazendo. Temos os centros de referência em assistência social (Creas) nos municípios e fazemos um cofinanciamento para que eles apliquem em políticas públicas para o combate à violência sexual na infância e na adolescência. O Estado é um dos maiores investidores nesta área e a Sedes é a responsável pela campanha na Bahia”.

 Para o coordenador do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) e do Comitê Estadual de Enfrentamento à Exploração Sexual, Waldemar Oliveira, o crescimento do número de denúncias não reflete o aumento de incidência da violência e exploração contra a criança e o adolescente, mas uma maior sensibilização da sociedade. “Há 17 anos o Cedeca tomou esta iniciativa, que posteriormente foi incorporada por um conjunto de atividades governamentais e não governamentais. Somos pioneiros nessas campanhas no Brasil”.

Fonte: SECOM

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Vereador Edvaldo do Sindicato realiza encontro com lideranças

No último domingo (12) o vereador Edvaldo do Sindicato (PT) realizou encontro de avaliação e planejamento do mandato com lideranças comunitárias do município. A atividade aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – SINTRAF e contou com a presença de mais de 30 comunidades representadas por suas lideranças. Estavam presentes também no evento lideranças políticas como, Assis da Caixa presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Conceição do Coité e pré-candidato a prefeito, José Paulo Crisóstomo da Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (ASCOOB), Urbano Carvalho, União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) – BA. O encontro teve como objetivo reunir as lideranças comunitárias e políticas para a apresentação e avaliação das ações do Mandato Popular do vereador Edvaldo durante os três anos de legislatura. Cerca de 80 lideranças participaram ativamente das discussões, apesar da atividade ser em pleno domingo. Após a apresentação das ações do mandato, os participantes partiram para um trabalho de grupo, no qual foram levantadas as demandas de cada comunidade. Dentre as principais reivindicações estavam extensão de rede de água, eletrificação rural e políticas voltadas para juventude.  Todas as demandas serão analisadas pelo vereador Edvaldo e servirá de base de atuação para o mandato neste ano de 2012.
Trabalho em grupo
Na avaliação das lideranças, o mandato do vereador Edvaldo tem uma atuação positiva e que tem contribuído de forma significativa com o desenvolvimento das comunidades rurais e de movimentos da sede do município, como destaca o presidente da Associação de Nova Palmares João Ferreira (João Tororó como é conhecido) “quero agradecer a Edvaldo pelo apoio que sempre tem dado as associações. Eu fui um dos que tive muitas dificuldades, não sabia quase nada e o vereador Edvaldo tem mim ajudado muito para conseguir os projetos para a comunidade. Estou com você Edvaldo, pode contar comigo nesta luta”. Afirmou o líder comunitário.
Para o líder sindical, Urbano Carvalho o mandato do vereador Edvaldo do sindicato é pautado por uma luta incansável e de comprometimento. “o companheirismo de Edvaldo nos ajudou enquanto sindicato para darmos uma volta por cima no meio rural de conceição do coité, é graças também a coragem do vereador Edvaldo  está fazendo o debate nas comunidades que os agricultores estão acessando as políticas do governo federal e estadual como Seguro Safra, PAA e PNAE”. Destacou Urbano.
José Paulo - ASCOOB
“O mandato é pra estar a serviço do povo, é pra isso que tem que ser a política e Edvaldo tem zelado por este princípio, foram vária comunidades contempladas com as ações deste mandato, desde cisternas, barragens, patrulha agrícola, apoio ao esporte, cultura em fim, nas mais variada áreas Edvaldo tem atuado” ressaltou Jose Paulo da ASCOOB.
O vereador Edvaldo aproveitou para reafirmar seu compromisso político e social com todos os presentes e agradeceu pela parceria firmada durante o mandato. “Embora com muitas dificuldades enfrentadas, estou com a consciência tranqüila em relação ao trabalho realizado e quero reafirmar meu compromisso com todos para cada vez mais buscar melhorias para a população coiteense. Agradeço aos parceiros, amigos e colaboradores deste mandato pelas conquistas alcançadas e peço desculpa por não conseguir atender a todos os anseios daqueles que acreditaram em mim” Declarou o vereador.
Por Gilcimar Pereira