terça-feira, 23 de agosto de 2011

Juventude de Todo o Brasil Está Representada na IV Jornada Nacional do Jovem Rural

A região serrana do Espírito Santo está sendo Palco de mais uma Jornada Nacional do Jovem Rural. Após as anteriores que aconteceram em Gramado –RS, Luziânia – GO e Glória do Goitá – PE, desta vez é o município de Domingos Martins no Espírito Santo que recebe jovens de todo o Brasil para discutir as políticas publicas para a juventude do campo. A abertura da IV Jornada contou com a participação de diversas representações do Estado do Espírito Santo além de representantes da rede de entidades que organizam o evento. Cerca de 500 jovens de todo o Brasil estão presentes e juntos, irão conhecer e debater propostas “Por uma Agricultura Familiar Profissional e Inovadora”- tema do evento. Durante a manhã do dia (23) os participantes puderam assistir a apresentação do Ritual da Moça Nova, dos Índios Ticunas do Alto Solimões, Amazonas, apresentada pelo Grupo Folclore da ARCAFAR - Casas Familiares Rurais. Após a apresentação, durante a mesa de abertura do evento, representantes das organizações presentes deixaram sua mensagem e reafirmaram o compromisso com a juventude brasileira. O prefeito do Município de Domingos Martins, Wansete Krugeer, além de afirmar a sua identidade rural, parabenizou aos jovens pela presença. “Temos que ser persistentes, parabéns a vocês jovens que estão em busca de uma Política Publica melhor para o meio rural”. Afirmou Krugeer.
A jornada Nacional do Jovem Rural é organizada pelas organizaçãos ARCAFAR SUL - Casas Familiares Rural, CEDEJOR – Centro de desenvolvimento do Jovem Rural, Instituto Souza cruz, MEPES - Movimento de Educação Profissional do Espírito Santo, MOC – Movimento de Organização Comunitária e SERTA – Serviço de tecnologia Alternativa.
“Esse momento com certeza será mais uma oportunidade de garantir os direitos da juventude que tem objetivo, que tem cultura, que é organizada e que sabe o que quer. Afirmou Pe. Firmino Coordenador do MEPES.

Por Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura - AMAC



Vereador Edvaldo do Sindicato discute segurança pública com secretário Mauricio Barbosa.


No último dia 22 (segunda-feira) o vereador Edvaldo do sindicato (PT) esteve participando de uma audiência com o Secretário de Segurança Pública do estado da Bahia o Srº. Mauricio Barbosa. O encontro com o secretário foi fruto da Audiência de Segurança Pública realizada no último dia 21 de julho em Conceição do Coité que teve como requerente o próprio Edil. Estavam presentes na reunião o Deputado federal Emiliano José que intermediou a audiência a pedido do vereador Edvaldo, o vereador Professor Danilo - PT e Eduardo Mamede Presidente do Conselho Municipal de Segurança de Coité. Entre as reivindicações feitas pela Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) estão o aumento do efetivo policial na sede e na zona rural do município, a criação da Delegacia da Mulher, melhoramento do sistema de vigilância das ruas com o aumento do número de câmeras e a abertura de postos policiais nos Distritos de Juazeirinho, Aroeira e São João. O vereador Edvaldo saiu confiante da reunião visto que o secretário Mauricio Barbosa se mostrou interessado em atender algumas solicitações e se comprometeu pessoalmente em encaminhar as reivindicações ao governador Jaques Wagner.

Por Gilcimar Pereira.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PREFEITURA DE COITÉ NÃO PAGA NEM TELEFONE DO CONSELHO TUTELAR

A prefeitura de Coité não demonstra muito interesse na proteção ao menor. Até a última quarta-feira, dia 28, quando o jornal foi fechado, o Conselho Tutelar da cidade não havia entregue a denúncia feita pelo pai do garoto do Tanque Novo à Secretaria de Educação porque não tem veículo próprio para se locomover e dar prosseguimento às demandas recebidas.
Mas então, por que não ligar para a secretaria e comunicar o ocorrido? É simples: porque o telefone do Conselho está cortado há dois meses. A prefeitura não pagou a conta. “Até 2009, a gente podia receber até ligação a cobrar. Nossa demanda era maior por conta disso. Recebíamos muitas denúncias. A partir de 2010, sem a devida atenção do poder público municipal, até a demanda e as denúncias caíram, mas não pelas razões que a gente gostaria. Hoje, chega uma criança aqui, e a gente não tem nem uma bolacha para oferecer”,afirmou um funcionário do órgão que funciona atrás do fórum.
Transporte – O mesmo funcionário contou que a maior parte das denúncias recebidas pelo Conselho Tutelar são de maus tratos às crianças e adolescentes e rebeldia. Mas ele lembra um caso envolvendo o transporte escolar do município. “No final do ano passado, recebemos e comprovamos uma denúncia de um menor que estava conduzindo o ônibus escolar no povoado de Ipoerinha. Ele era o filho do cidadão que deveria estar conduzindo o veículo. Também ouvimos falar muito que parte dos condutores dos ônibus, principalmente na zona rural, não tem habilitação para conduzir esse tipo de veículo”.
Vale lembrar que o artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente diz que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. O telefone do Conselho Tutelar de Coité é o 32621547. 

fonte: http://sisalnoticias.com.br/wp-content/uploads/2011/07/edicao03.pdf

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

VEREADOR EDVALDO PARTICIPA DO III CONGRESSO DA UNICAFES


UNICAFES

O vereador EDVALDO do Sindicato foi escolhido delegado para representar os agricultores familiares do Território do Sisal no III Congresso da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – UNICAFES. O evento foi realizado em Brasília entre os dias 19, 20 e 21 e contou com a participação de mais de 600 delegados representando as cooperativas de Serviços de Crédito, Produção e Comercialização dos 24 estados brasileiros, além da participação do Ministro do Desenvolvimento Agrário - MDA Afonso Florêncio, Secretaria de Políticas para Mulheres Rurais, Ministra Chefe da Casa Civil Gleisi Roffmann, Secretario do Desenvolvimento Territorial Jerônimo Rodrigues, entre outras representações de governo. A UNICAFES Nacional juntamente com as UNICAFES estaduais, teceu nessa plenária, várias discursões sobre Cooperativismo no Brasil, como o aumento de crédito que as Cooperativas têm conseguido através das instituições financeiras do país para o apoio ao crédito, produção, assistência técnica e da comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar. Outra conquista apontada no Congresso foi a inserção dos produtos dos agricultores familiares nos programas do governo federal como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). A luta do vereador Edvaldo no evento foi defender as políticas de cooperativismo e associativismo para a Bahia, e em especial para o Território do Sisal sensibilizando os agricultores familiares para a importância de se organizarem em cooperativas a fim de que possam conquistar as melhorias para a classe. Durante o Congresso foram debatidos temas relacionados ao fortalecimento do cooperativismo como a comercialização, assistência técnica, gênero, geração, formação, desenvolvimento territorial, desenvolvimento institucional e o cooperativismo e as relações internacionais.

Por: maise Ferreira