sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Secretaria de Jovens da FATRES realiza Oficina de Elaboração de Projetos.

Percebendo as dificuldades enfrentadas pela juventude da região Sisaleira da Bahia no que se refere ao acesso á projetos por meio de Editais Públicos a Secretaria de Políticas para a Juventude da Fundação de Apoio aos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Região Sisaleira e Semi-árido Baiano – FATRES em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP Flor da Caatinga realizaram entre os dias 22, 23 e 24 de fevereiro uma Oficina de Elaboração de Projetos. A atividade aconteceu no Centro de formação da entidade no município de Valente e contou com cerca de 25 jovens representantes de Secretarias e Coletivos de jovens dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares dos municípios de Conceição do Coité, Araci, Retirolândia, Valente, Queimadas, São Domingos, Santaluz, Candeal, Nordestina e Cansanção. Tendo como facilitador o técnico agrícola Divanildo Almeida os jovens participaram ativamente dos trabalhos de grupos e das discurções e puderam aprender na pratica as técnicas básicas de elaboração de projetos.
“Foi um momento muito importante para a juventude do Território do Sisal, pois nós tivemos nesta oficina a oportunidade de ter o conhecimento acerca do que é elaboração de projetos, sobretudo que hoje algumas políticas só conseguimos ter acesso através de projetos que são liberados por meio de editais, e nós jovens temos que estar preparados e preparadas para este desafio”. Ressaltou Rosânia Trabuco, Secretaria de Juventude da FATRES.
Durante a oficina foi iniciada pelos jovens a elaboração de um projeto a nível territorial onde visam a implantação de três Unidades Produtivas, Demonstrativas e Coletivas – UPDC em três municípios da região Sisaleira e para dar segmento ao processo de elaboração ficou pré-definida uma agenda para realização de encontros de monitoramento. 
Divanildo Almeida técnico agrícola, já percebe frutos deste trabalho e fala de suas expectativas. “Eu acredito que este projeto vai ser uns dos melhores por que há uma consulta direta com os protagonistas da história, pois o que os jovens conseguiram montar nesta atividade já é algo inovador, feito por eles e para eles”. Afirma o técnico.



Agricultura é aliada na redução de gases estufa

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) trabalha na produção de um banco de dados mundial, com informações sobre a emissão de gases de efeito estufa lançados pela agricultura e seu potencial para minimizar o aquecimento global. O Brasil já está fazendo a sua parte, ao incentivar o uso de tecnologias que reúnem eficiência produtiva e conservação ambiental. O programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), lançado em 2010, permite que o produtor rural tenha acesso a financiamento a um custo baixo (5,5% de juros anuais) para investir em práticas como recuperação de pastagens e plantio direto, que ampliam a produtividade da lavoura e, ao mesmo tempo, reduzem a emissão dos gases estufa.
A atuação do Brasil está alinhada com o Projeto de Mitigação das Mudanças Climáticas na Agricultura (Mitigation of Climate Change in Agriculture - MICCA) da FAO. O organismo da ONU utilizará os dados sobre as emissões para revertê-los em oportunidades de amenizar o aquecimento global, por meio de técnicas agrícolas adequadas a essa realidade. “A nova agricultura colocada em prática está voltada para diminuir a quantidade de gases poluentes e tem, como consequência, um clima menos quente no mundo”, destaca o coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Derli Dossa.
No início da semana, a FAO divulgou que o Projeto MICCA receberá apoio de US$ 5 milhões dos governos da Noruega e Alemanha. O objetivo do projeto é tornar pública a quantidade das emissões de todos os países do mundo, facilitando o acesso às informações por representantes governamentais e agricultores. A FAO também usará as informações como ferramenta na operação de linhas de financiamento internacionais, para projetos de mitigação e redução das emissões provenientes da agricultura e de aumento da quantidade de carbono sequestrado nas explorações agrícolas.

Experiência brasileira:

O Brasil ocupa posição estratégica no combate ao aquecimento global. “A aposta em projetos sustentáveis na área da agricultura e pecuária, como o programa ABC, posicionou o Brasil entre os países mais adiantados no alcance das metas firmadas na 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP 15)”, explica Dossa.
O ABC é uma das principais ações adotadas pelo Ministério da Agricultura para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. O programa oferece R$ 2 bilhões em financiamento a produtores rurais e promove estudos e pesquisas, por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Apoia também a capacitação profissional, para facilitar a difusão de práticas como plantio direto na palha, fixação biológica de nitrogênio, recuperação de pastagens degradadas e o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Florestas (ILPF), que contribuem para a preservação das áreas de produção. O programa destina-se aos produtores rurais de todos os biomas brasileiros. Nos próximos dez anos, tem como meta deixar de emitir 165 milhões de toneladas equivalentes de CO2.
O programa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) está no foco da chamada “agricultura verde”. O sistema combina atividades agrícolas, florestais e pecuárias, promovendo a recuperação de pastagens em degradação. De acordo com o Ministério da Agricultura, a área utilizada nesse sistema pode ser aumentada em quatro milhões de hectares nos próximos dez anos. A previsão é que o volume de toneladas de dióxido de carbono (CO2) diminua entre 18 milhões e 22 milhões no período.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Publicado em 17/02/2011)

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vereador participa de reunião na comunidade de Domingos

Preocupado com o bem estar social e político da população coiteense em especial do homem e mulher do campo, o vereador EDVALDO esteve no último dia 12 (sábado) participando de uma reunião na comunidade de Domingos no município de Conceição do Coité - Ba, a qual contou com aproximadamente 40 pessoas. Na oportunidade EDAVALDO destacou as conquistas alcançadas pelas mulheres no decorrer dos tempos, enfatizando o problema do machismo que retarda a total autonomia das mulheres. Sendo que as mudanças ocorridas devem-se as lutas travadas por este segmento junto aos movimentos sociais. Esclareceu também sobre o papel de alguns órgãos existentes no município como o Centro de Referencia Regional da mulher, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Regional - CEREST, Centro de Referencia Especializado de Assistência Social - CREAS entre outros. Além disso, o vereador teceu um relevante comentário sobre a responsabilidade e zelo que cada cidadão deve ter para com o meio ambiente, enfatizando que essa tarefa é coletiva. Diante da problemática da comunidade, o Vereador sugeriu que fossem solicitados da prefeitura municipal tambores (lixeiras) para anteceder a coleta do lixo. Falou também sobre os problemas provenientes das estiagens que assolam a região, principalmente as comunidades que não dispõem do serviço de água encanada, como é o caso do povoado em questão, que há mais de 10 anos possuem a encanação instalada, porem a água é trazida uma vez na semana por um caminhão pipa disponibilizado pela prefeitura que visa atender mais de 35 famílias.O Vereador colocou-se a disposição para cobrar dos órgãos competentes a execução desse tão sonhado projeto.O Seguro Safra também ganhou destaque na pauta de EDVALDO pois, esse assunto é de total interesse do homem e mulher do campo. O referente programa não está sendo bem divulgado nas comunidades rurais por parte do gestor publico o que acaba prejudicando a população que sobrevive da agricultura familiar. No ensejo o Vereador sorteou brindes entre os participantes e a entrega de uma maquina de escrever para Associação Comunitária de Domingos e Região - ASCORED .

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pesquisa aponta Vereador Edvaldo como um dos mais atuante no município.

Em pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Tiradentes foi apurado que o Vereador Edvaldo do Sindicato é o 3º vereador mais atuante no município de Conceição do Coité. A pesquisa foi realizada na internet por meio do site: http://www.institutotiradentes.com.br/ e o edil obteve 39% da preferencia da população. Como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por Edvaldo em prol da melhoria de vida dos munícipes o Instituto Tiradentes concederá a “Medalha Imperador D. Pedro II – Colar de Bronze”. Esta honraria será entregue aos vereadores em sessão solene no final do Simpósio Brasileiro de Prefeito, Vereadores, Secretário e Assessores Municipais, a ser realizado no próximo dia 26 de fevereiro no Auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA- BA). Edvaldo ressalta a importância deste reconhecimento. ”É muito importante, pois ele vem nos dar muito mais entusiasmo para continuar trabalhando, buscando cada vez mais projetos voltados para a população que mais necessita em nosso município. Sabemos que ainda é preciso fazer muito, vou continuar nestes últimos dois anos de mandato, buscando mais parcerias principalmente com as associações e grupos existentes em Conceição do Coité para construirmos juntos”. Afirma o Vereador.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Coletivo de jovens do Sintraf realiza 1ª reunião de 2011

Na manhã de sexta-feira (11) o Coletivo municipal de Jovens do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Conceição do Coité – Sintraf realizou sua primeira reunião de 2011. A atividade aconteceu na sede do Sindicato e contou com cerca de 20 jovens representando as comunidades de Açude de Aroeira, Lagoa Ferrada, Nova Palmares, Mateus, Açude Itarandi, Onça, Sambaiba e Boa Vista. Além destes jovens, estavam presentes Givaldo Souza representando o Movimento de Organização Comunitária – MOC e Maria Eliana Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – FETRAF – Ba. O Principal objeto da reunião foi planejar as ações do Coletivo como também passar os informes das atividades realizadas. Representando o Mandato do Vereador Edvaldo, Gilcimar Pereira falou do trabalho realizado pelo o Edil em parceria com as Associações Comunitárias e colocou o mandato a disposição do Coletivo. Givaldo Souza ressaltou as ações desenvolvidas pelo MOC no campo das políticas para a juventude, dentre elas o Programa Empeededorismo do Jovem Rural – PEJR e a Jornada Nacional da Juventude Rural que acontecerá entre os dias 15 a 20 de agosto com o tema “Por uma Agricultura Familiar Sustentável e inovadora”. Maria Eliana – FETRAF informou sobre o curso de técnicos Agrícolas que será realizado na Escola Família Agrícola – EFA de Valente e alertou os jovens sobre a existência de vagas disponíveis pela entidade. Flaviano Santiago Secretario de Juventude do SINTRAF destacou o Programa de Habitação desenvolvido pela entidade através da Secretaria de Juventude e cobrou uma maior participação dos jovens do coletivo a fim de fazer uma mobilização mais intensa no município no que se refere a questão do cadastramento das familias no Programa.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Vereador Edvaldo do Sindicato participa de audiência em Salvador

O vereador Edvaldo do sindicato juntamente aos representantes da Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Região do Sisal e Semi-árido da Bahia - FATRES e da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária UNICAFES – Ba, Zé Hamilton e Urbano Carvalho respectivamente, estiveram na última terça-feira (01) na capital do estado visitando alguns órgãos, como a Superintendência da Agricultura Familiar – SUAF, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA e o Ministério do Trabalho. Em conversa com o superintendente da SUAF, Wilson Dias, o Edil cobrou a liberação de alguns Kits de irrigação para as comunidades de Açude de Aroeira e Açude Itarandi, ambas produtoras de hortaliças. Já em audiência com representante do Ministério do Trabalho, a comitiva discutiu temas ligados à mulher como, por exemplo: documentação e a questão da violência doméstica. Desta conversa foi proposta para o próximo dia 16 uma reunião no Território do Sisal com representantes do poder público e sociedade organizada, neste encontro serão traçadas estratégias de trabalho a fim de coibir este tipo de violência.
Preocupado com os agricultores e agricultoras familiares que por sua vez não tem acesso às informações adequadas, Edvaldo, Zé Hamilton e Urbano Carvalho em reunião com o diretor geral do INCRA, o Sr. Lourival Gusmão cobrou uma maior mobilização no sentido da informação sobre o Seguro Safra, visto que essas informações chegam distorcidas aos trabalhadores rurais. Em resposta a reivindicação o representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, se comprometeu realizar uma reunião no próximo dia 04 (quinta-feira) com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Secretaria do Trabalho, Caixa Econômica Federal e a SUAF a fim de solucionar o problema.



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CULTURA É HISTORIA

Artigo

Como sabemos os grupos sociais em especial os populares, cultivam manifestações que alimentam a historia e garanti a nossa brasilidade. Sendo que a presença das raízes africanas constitui a base da cultura do nosso povo, contribuindo maciçamente para a formação e desenvolvimento do país. Porem, mesmo diante dessa significativa participação do negro, a historia tenta silenciar a voz dessa população, desprezando a valorização e propagação de suas riquezas milenares. ``Gente sem cultura é povo sem historia ``, que fica a mercê do reconhecimento mesquinho daqueles que ``tange`` o povo rumo a uma civilização desenfreada, que custa respeitar os limites humanos.Em nome dessa globalização, as pessoas exploram o meio ambiente de forma irracional,como se o ser humano não se preocupasse com as gerações futuras.Diante desse contexto, percebemos que há uma necessidade muita grande em disseminarmos os traços culturais que ainda sobrevivem perante esse sistema excludente.Vale a pena destacar que a educação é um instrumento fundamental no processo de preservação e propagação da cultura, visto que a mesma deve visar ao pleno desenvolvimento da pessoa , sem perde de vista seu conhecimento prévio, fruto da sua vivencia familiar e comunitária.Sendo assim, devemos respeitar e valorizar todo conhecimento que emana do povo, seja ele cientifico ou popular.
Texto da Assessoria

Edvaldo visita Comunidade de Minador no Distrito de Bandiaçu


Pensando em um mandato cada vez mais participativo e de fato popular, onde os trabalhadores e trabalhadoras rurais em especial, sejam respeitados como sujeitos de transformação de suas localidades, é que o vereador Edvaldo tem participado ativamente dos movimentos das comunidades em nosso município. Atendendo ao convite da Associação local o vereador Edvaldo esteve na última segunda-feira (31) na comunidade de Minador no Distrito de Bandiaçu. Enquanto parceiro do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – SINTRAF, falou da importância das ações desta entidade para o município, a exemplo da construção de cisternas em parceria com o Movimento de Organização Comunitária – MOC. Na oportunidade Edvaldo falou ainda do Seguro Safra do Governo Estadual e alertou os agricultores para o cadastramento no Programa. Os representantes da comunidade por sua vez colocaram para o vereador as dificuldades enfrentadas para acessarem os projetos e fezeram algumas reivindicações ao vereador Edvaldo. Como se tratava do 1º encontro do ano a reunião foi concluída em clima de muita alegria com um tradicional Amigo Secreto entre os associados.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Grupo de produção de Cajazeiras recebe mais uma visita

No último dia 31 (segunda-feira) a comunidade de Cajazeiras no município de Conceição do Coité esteve recebendo mais um grupo de visitantes. Desta vez a então fazenda Cajazeiras recebeu a visita de representantes de associações e do poder publico do município de Alagoinhas - Ba. O objetivo do encontro para os visitantes foi conhecer melhor as experiências desenvolvidas pela comunidade de Cajazeiras na área de produção e comercialização de polpa de frutas e confecção de artesanatos. A equipe composto por 19 pessoas visitou o grupo de produção Sabores da Terra onde teve a oportunidade de conhecer o histórico do grupo e os processos de produção e comercialização, alem de, conhecer alguns projetos executados pelo Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Conceição do Coité - SINTRAF na localidade, a exemplo das cisternas individuais e de produção, ambas desenvolvidas em parcerias com o Movimento de Organização Comunitária – MOC e com o Instituto de Gestão das Águas e Clima da BahiaINGÁ através do Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC). Para a Senhora Anelcir Souza da Silva, coordenadora do Sabores da Terra, este intercambio foi de fundamental importância. “Esses momentos são muito importantes para nós da comunidade e principalmente para o grupo de produção, pois isto vem trazer mais entusiasmo e nos mostra que estamos no caminho certo já que estamos tendo este reconhecimento por parte de outros grupos de fora”. Afirma Anelcir.