Como forma de combater preventivamente os efeitos da seca, os 12 municípios consorciados ao CONSISAL terão limpeza de aguadas garantidas pelo governo do Estado. O Projeto com as demandas dos municípios foi discutido, nesta sexta-feira (07), com o diretor da Conder, Salvador Brito, em reunião com do Consisal, Codes Sisal e lideranças do Território Sisaleiro, na sede da Direc 12, em Serrinha.
Os critérios prioritários para execução do Projeto de Limpeza e Recuperação de Aguadas nos municípios serão dois: as aguadas devem ser públicas e as escolhidas devem atendem a um maior número de pessoas. A média será de 6 limpezas de aguadas por município, atendendo a orientação de proporcionalidade habitacional, totalizando 72 aguadas. Cada aguada terá 80 horas de máquina, ao custo médio de R$ 135,00 reais por hora.
“O governo gostaria de atender a uma necessidade maior, mas o orçamento que a Defesa Civil tem é metade da demanda. Os pedidos ultrapassam a casa dos 6 milhões, mas a Conder tem orçado 2,7 milhões”, avalia Brito. Dos 20 municípios que compõem o Território do Sisal, 16 decretaram estado de emergência.
Para a presidente do Consisal, Cecília Petrina, ainda há necessidade de discutir mais ações preventivas. Por isso, encaminhou uma audiência com o Ministério da Integração para discutir projetos para o território. “Não será possível ficarmos correndo atrás do prejuízo, só discutindo as questões quando o problema já está grave, temos que propor e encaminhar medidas preventivas. Para isso, vamos discutir com o Ministério da Integração projetos macros, sem esquecer é claro da emergência que temos agora pela situação de estiagem que assola o semiárido”, ressalta Cecília. O diretor da Conder da Bahia garantiu presença na audiência em Brasília.
O secretário executivo do Consisal, José Silva, deu prazo até a próxima segunda-feira (10), ao meio dia, para os municípios encaminharem a relação de aguadas, com média de famílias que serão beneficiadas, fotos e coordenadas geográficas para compor o projeto que será apresentado ainda na segunda à tarde à Conder. A execução será pelo Consórcio.
Carro pipa
Uma outra demanda solicitada pelos prefeitos a Conder é carros pipas para os municípios colocarem água potável para a população carente. Brito disse que esta ação já está sendo desenvolvida através dos municípios e que será potencializada. Mesmo assim, alerta que o número de solicitação de carro pipa é alto para o orçamento.