terça-feira, 22 de junho de 2010

Território do Sisal marca presença na IIª Conferência Nacional de Economia Solidária-CONAES.

Ministra do Desenvolvimento Social e Combate á Fome, Márcia Lopes e Vereador Edvaldo


O vereador Edvaldo do Sindicato esteve representando o Território do Sisal durante a IIª Conferência Nacional de Economia Solidária (CONAES), o evento aconteceu em Brasília entre os dias 16 e 18 de Junho e contou com cerca de 2000 mil conferencistas representantes de entidades, gestores públicos, empreendedores (as) e redes, onde estiveram discutindo e traçando metas para a Economia Solidária no Brasil. Na IIª CONAES os participantes trabalharam em três eixos temáticos onde foram abordados temas como: crise ambiental e consumo, os desafios das desigualdades na Economia Solidária (ES), Marco jurídico: lei geral da ES, lei do cooperativismo (geral, trabalho e social), Política de crédito e financiamento da ES, Organização da produção, comercialização e consumo com base nas práticas de solidariedade e justiça social. Com o objetivo proposto, que foi fazer um balanço sobre os avanços, limites e desafios da economia solidária os conferencistas puderam expor sua demandas e anseios além de, elaborarem várias propostas, onde foram discutidas tais como: criação de um Fundo Nacional de Economia Solidária, a fim de viabilizar mecanismos para o segmento; fortalecimento da compra de produtos da Agricultura Familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e CONAB, incentivos às escolas agrícolas dentre outras. Vale ressaltar que durante o evento foi feito um abaixo-assinado o qual foi encaminhado ao Congresso Nacional por uma comissão composta na IIª CONAES com propósito de reivindicar agilidade na aprovação da lei de Economia Solidária.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mutirão da Cidadania é realizado em Açude de Aroeira.

No último dia 13 aconteceu mais um mutirão da cidadania. O evento foi realizado pelo Mandato Popular do vereador Edvaldo em parceria com a Associação dos Moradores da Região de Unha de Gato. Desta vez o mutirão foi realizado na comunidade de Açude de Aroeira, Unha de Gato, como é conhecida e teve como objetivo levar para aquela comunidade, ora tão esquecida um pouco de cidadania. Durante todo o dia houve atividades que envolveram os moradores da comunidade. Pela parte da manhã aconteceu a limpeza das ruas onde foi recolhido todo o lixo, houve ainda a ornamentação das ruas em rítimo da copa e do São João. Já na parte da tarde foi realizada uma palestra sobre a importância da alimentação com a nutricionista do CEREST (Centro de Referência da saúde do Trabalhador) Iza Carla Medeiros. Para a distração das crianças foram realizadas diversas brincadeira como Quebra-Pote, tornei de badogue, além de distribuição de brindes. "Esses momentos são muito importante pois é uma oportunidade de levar um pouco de diversão para a comunidade, e principalmente o conhecimento através das palestras que são ministradas durante os mutirões, e também é uma oportunidade de estar mais perto do povo" Afirma o vereador Edvaldo.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Comunidade do Açude Itarandi recebe visita de estudantes de geografia

Na manhã do dia 04 (sexta-feira), a comunidade de Açude Itarandi, no município de Conceição do Coité-Ba, esteve recebendo a visita dos estudantes de geografia representantes de várias cidades do estado baiano. Durante o encontro os estudantes poderam conhecer a realidade socioeconômica da comunidade, debatendo temas como meio ambiente e geração de renda. Os moradores participaram ativamente do encontro, passando todas as informações e contando como era e como está hoje a comunidade A visita faz parte do VIIº Encontro Baiano de Estudantes de Geografia que está acontecendo em Serrinha entre os dias 03, 04, 05 e 06, com o tema: "Sertão e Identidade-Olhares geográficos sobre a implicação socioeconômica da Bahia". Esta comunidade foi escolhida para esta visita devido ao grande impacto ambiental que vem sofrendo ao longo dos últimos 15 anos. O povoado de açude Itarandi fica localizado a pelo menos 04 km da sede do município e conta com mais de 60 famílias que sobrevivem basicamente do cultivo de hortaliças, o qual foi fortemente prejudicado por causa dos dejetos que são lançados diariamente dentro do maior reservatório de água do município. Para o Srº. Luciano, morador da comunidade a mais de 30 anos, esta visita foi muito importante, pois ela vem dar ânimo aos moradores para continuarem na luta, ele ressaltou ainda que "antes do açude receber o esgoto da cidade a nossa comunidade era bastante rica, com muitos peixes e muitos tipos de hortaliças, já hoje acabou quase tudo" afirma.